ADMP realiza 31º Congresso de Missões da Semap
O Congresso de Missões da Assembleia de Missão aos Povos (ADMP) aconteceu entre os dias 04 a 08 setembro com uma extensa programação que se concentram em sua maioria no Templo Central da igreja. O evento é realizado pela Secretaria de Missão aos Povos (Semap) e chega a sua trigésima primeira edição. Neste ano, o tema abordado foi “A igreja e seu compromisso missionário” baseado no texto de Atos 1:08.
O texto acontece tradicionalmente no mês de setembro é a oportunidade de apresentar os trabalhos missionários desenvolvidos pela igreja, de apresentar nos projetos e motivar os fiéis a continuar orando e investindo em missões. O evento conta com a presença de cantores, pregadores nacionais e de outros países, além de missionários da ADMP. Ao longo dos dias houve, formatura, cultos, seminário.
Neste ano, os convidados para ministrar para os fiéis foram os pastores, Ricardo Rodrigues e Eduardo Fernandes, missionários da ADMP na África e na França, respectivamente. Ministraram também os pastores Ivaldo Luiz e Eli Maga, do Brasil; Vivek Dass, Índia; Pierre Egger, da França; e Thomas Rothlisberger, da Suíça.
O presidente da igreja uberlandense, pastor Álvaro Alén Saches, afirmou que ao longo dos anos o congresso de missões vem sendo aprimorado. “A obra missionária não é um trabalho popular, de grandes multidões somente em dias de congresso. Temos que fazer a igreja se conscientizar de sua responsabilidade, com mensagens verdadeiramente missionárias e pregadas por pessoas vive missões”, disse.
Os primeiros eventos foram relacionados ao Curso de Aperfeiçoamento para Agentes Missionários (Caam – 2019). Na quarta-feira (04/09), a Câmara de Vereadores de Uberlândia, por intermédio do parlamentar Márcio Nobre, realizou uma Sessão Solene para a entrega de Moção de Aplausos para os alunos, professores e coordenadores do curso além de homenagens para missionários e seus filhos. Já na quinta-feira (05/09) houve a cerimônia de formatura dos 49 alunos no Templo Central da ADMP. O evento contou com diversas apresentações musicais, poesia, discursos, orações e ministração da Palavra do Senhor. Além de pastores e líderes da igreja, os familiares dos formandos também marcaram presença. Neste ano, o curso teve como tema “Vocação e Chamado Missionário”. Esta é a décima sétima turma formada pela Semap.
Na sequência da programação, na sexta-feira (06), houve uma pré-abertura na congregação ADMP – Rio Jordão, no bairro Viviane, em Uberlândia. O culto alusivo a missões contou com a participação dos irmãos do núcleo 2. O preletor da noite foi o missionário da ADMP, pastor Eduardo Fernandes, que atualmente atua na França. Em sua fala, Fernandes falou da alegria em retornar ao Brasil e rever seus amigos e a igreja de Uberlândia.
A partir de sábado (07), a programação se concentrou no Templo Central. Nos períodos da manhã e tarde cerca de 400 pessoas participaram das palestras do Seminário de Missões. Pastores e missionários falaram para um público formado, em sua maioria, por vocacionados em missões e agentes missionários das congregações. As palestras apresentaram as experiências e necessidades do Campo Missionário. Foi um momento de aprendizado.
Entre um período e outro, houve no Salão Social do Templo Central, a Feira Gastronômica. A organização da feira foi dividida pelos núcleos de congregações da ADMP. Em cada tenda foram servidas comidas típicas de diversos países e estados brasileiros. O preço acessível atraiu os participantes do congresso. As comidas foram feitas a partir de doações e a renda destinada para os trabalhos missionários. A Feira se estendeu servindo o jantar de sábado. No domingo, foram servidos almoço e jantar.
A abertura oficial do congresso aconteceu na noite sábado (07), com a presença de cerca de 2000 pessoas. Como tradicionalmente acontece, houve uma cerimônia com a entrada das bandeiras dos países onde possui um missionário da ADMP conduzidas por pastores da igreja, além dos pavilhões do estado de Minas Gerais e do Brasil. Houve ainda a execução do Hino Nacional. Na programação da noite houve ainda apresentações musicais e a ministração da Palavra do Senhor.
Já no domingo (08), a partir das 8h30 o congresso seguiu com Manhã Missionária. Além da liturgia do culto houve o batismo de 39 irmãos e irmãs e a celebração da Santa Ceia do Senhor. Ainda na manhã, pastor Álvaro apresentou a reabertura do Projeto México com o reenvio dos missionários Márcia Lifonso, que iniciou os trabalhos naquele país em 2005 e seu esposo mexicano, pastor Dionísio Hernades. “Se estamos retornando ao México é porque temos uma igreja que realmente ama a obra missionária”, disse Márcia.
No sábado e no domingo, as crianças e adolescentes também tiveram um momento especial por intermédio do Semapinho, um projeto da Secretaria de Missões que educa e ensina o evangelho de Cristo. Eles participaram de palestras temáticas e apresentaram louvores nos cultos.
Ainda no domingo, no Culto da Família, às 18h, houve o encerramento do Congresso de Missões. Uma noite com louvor, oração e a ministração da Palavra do Senhor.
Deixe um comentário